Se alguém sabe qual é o melhor aquecimento que qualquer pessoa pode fazer para evitar lesões, esse é, sem dúvida, o futebolista. Todos já vimos nos jogos como, em um segundo, uma entrada ou um movimento errado pode acabar com a temporada de um jogador, e as chances de algo se romper aumentam consideravelmente se a preparação não for a adequada.
O mesmo acontece mesmo que você não seja um atleta de elite. Sair para correr, levantar pesos, dançar, fazer pilates… Seja qual for a sua rotina ou disciplina preferida, preparar o corpo para isso é o passo mais importante, e embora você ache que isso serve apenas para prevenir uma lesão, também é fundamental para obter mais e melhores resultados. Um músculo preparado será capaz de fazer muito mais do que um músculo frio.
Embora pareça óbvio, muitas pessoas pulam o aquecimento ou não o fazem corretamente, às vezes por falta de consciência e, em outras ocasiões, para economizar tempo. Mas, como você sabe, essa não é a escolha certa, então nada melhor do que aprender com os profissionais o que deve ter uma rotina de aquecimento para ser a melhor.
Os futebolistas do CD Leganés compartilharam com a Nara Seguros as chaves para realizar o melhor aquecimento para evitar lesões. Assim, segundo a experiência deles ao escolher a preparação, é importante levar em consideração dois pontos-chave.
O primeiro é, claro, a mobilidade e ativação muscular. Para isso, são necessários “movimentos como círculos de quadril, rotações de tornozelos e balanços de pernas, que ativam as articulações. Para despertar os músculos, podem ser incluídos agachamentos ou exercícios com faixas elásticas.”
O segundo são os exercícios dinâmicos. Não basta apenas alongar, é preciso se mover para aquecer. Os futebolistas recorrem principalmente a exercícios como “skipping, mudanças de direção e saltos para melhorar a coordenação e a reação”, pois previnem lesões nos “isquiotibiais ou nos gêmeos”. Para um treino normal, é comum fazer jumping jacks, agachamentos ou uma série leve dos exercícios que você vai realizar, especialmente se estiver se preparando para um treino de força.
Dependendo do que você vai fazer em seguida, o aquecimento pode levar de 5 a 10 minutos, em média. Não é tanto tempo e, sem dúvida, está bem investido. Então, da próxima vez que for fazer atividade física, lembre-se de se preparar previamente, você com certeza vai agradecer.

